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Em 09/05/2024 às 16:04h.

Visualização pública de requerimentos de ações de extensão

Informações da Ação de Extensão

Centro de Filosofia e Ciencias Humanas
Instituto de Filosofia e Ciencias Sociais.
Resgate e promoção dos saberes e das culturas indígenas
Curso
Educação
Cultura
WALLACE DOS SANTOS DE MORAES
Trata-se de curso de extensão para divulgação e resgate da cultura e dos saberes negros e indígenas. A Lei n. 11.645/08 determinou que “nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da História e cultura afro-brasileira e indígena”. Objetivamos colaborar para a efetivação da supracitada Lei, compartilhando subsídios para que professores possam, juntos a seus alunos, resgatar e promover um saber afro-brasileiro e indígena, atuando para a promoção da autoestima de alunos dessas etnias. Estes professores e alunos podem tornar-se multiplicadores deste conhecimento na comunidade escolar e no local onde vivem. Promover o acesso às filosofias e às Histórias de resistência negras e indígenas é um mecanismo pedagógico de equidade para reparação dos efeitos do histórico racismo institucional que permeia nossa sociedade. Este curso é voltado prioritariamente para professores do ensino fundamental e médio de todo o Brasil, mas também está aberto para estudantes e trabalhadores interessados. É composto por dois módulos: 1) resgate e promoção das culturas de negros; 2) resgate e promoção das culturas indígenas.
moraesws@yahoo.com.br
20/07/2021
28/11/2024
1) Resgatar e promover o ensino das filosofias indígenas nas escolas e universidades, estimulando que docentes e alunos debatam suas teses; 2) Colaborar para a efetividade da Lei n. 11.645/2008 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com vistas a incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. 3) Produzir e disponibilizar, através do canal no YouTube, vídeos/aulas com conteúdos audiovisuais multimídias que divulguem saberes antirracistas 4) Proporcionar debates e diálogos com professores e alunos tanto da UFRJ, da UFF, da UEFS, do IFCE quanto do Ensino Médio das escolas parceiras que visem a combater resquícios do racismo no ensino. 5) Incentivar que alunos negros e indígenas valorizem as culturas de seus antepassados e que alunos brancos a respeitem.
-
Largo São Francisco de Paula, 01
Centro, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
CEP: 20051-070
Público interno à UFRJ (estudantes, docentes e técnicos) e Externo
30

Instituições Parceiras

Instituições Parceiras Nacionais
Nome
Tipo de Parceiro
Forma de Institucionalização
E-mail
Endereço
Grupo de Pesquisa Corpo-Território, Educação e Decolonialida
Associação
Carta/declaração de parceria
eduardomiranda48@gmail.comAvenida Transnordestina 01
Novo Horizonte, Feira de Santana - Bahia
44036-900

Instituições Parceiras Internacionais
Não há instituições parceiras internacionais.

Escolas Participantes

Nome
Tipo de Escola
E-mail
Endereço
10) Colégio Pedro II (campus Engenho Novo) Federalselmons2000@gmail.comRua Barão do Bom Retiro 726
Engenho Novo, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
20715-003

Caracterização do Curso

20
À distância
Atualização
Educação Popular
"Etnocídio indígena"; "invisibilidade da mulher indígena"; "cultura xavante"; "Pensamento de Kopenawa - liderança Yanomami – “A queda do céu – paixão pela mercadoria”; "Pensamento de Ailton Krenak"; “Indígenas em contexto urbano”; “Território e territorialidade indígena Anacé”; “Capitalismo e Colonialismo: Impactos na natureza e nos povos tradicionais”; “Território Guyra Pepo, Educação e Saúde Indígena”; “Zapatismo”; “Direito indígena”

Equipe de Realização

Membros internos (UFRJ)
Nome
Período de Participação
WALLACE DOS SANTOS DE MORAES
10/08/2021 -

Membros externos
Não há membros externos.

Estudantes Extensionistas
Nome
Período de Participação
ANA CLARA ALVES MEIRELES
03/04/2024 -
DEBORAH SILVA DA PAZ
18/07/2022 -
MARIANA DOS REIS CLEMENTINA
03/04/2024 -
THAIS DO NASCIMENTO CARVALHO
28/03/2023 -