Portal UFRJ

Em 31/07/2025 às 00:10h.

Visualização pública de requerimentos de ações de extensão

Informações da Ação de Extensão

Centro de Ciencias da Saude
Faculdade de Farmacia
Formulando: promoção da literacia científica para crianças da rede pública de ensino
Projeto
Educação
Educação
KATTYA GYSELLE DE HOLANDA E SILVA
O mundo está mudando rapidamente e a alfabetização científica é necessária para entender e lidar com essas mudanças. Promover literacia científica o mais cedo possível não permite apenas que os indivíduos lidem com seus problemas diários, mas também, forma a base para indivíduos altamente qualificados. Considerando as desigualdades sistêmicas em políticas de educação, esse projeto pretende realizar cursos e atividades periódicas que contribuam para o aprendizado de ciências na rede pública de ensino, através de uma metodologia ativa, centrada no aluno utilizando a abordagem conhecida como STEAM - que oferecerá ao estudante, de forma autônoma e criativa, explorar sua curiosidade e desenvolver uma aprendizagem, e através da experimentação, conduzi-los à reinvenção e/ou reconstrução do conhecimento. Esse projeto faz parte da Rede Nacional de Educação e Ciência e se coloca como uma ação afirmativa da “Agenda 2030”, diretamente associada aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) 4, 8 e 10. Espera-se que ao longo do projeto tanto os alunos da rede pública quanto os universitários desenvolvam e aprimorem suas habilidades operacionais, culturais e críticas. E que esses últimos, uma vez imersos entre a academia e a população, coloquem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, dialoguem com diferentes áreas do conhecimento, socializem com as comunidades atendidas enriquecendo sua formação acadêmica e pessoal.
gyselle@pharma.ufrj.br
06/02/2023
17/12/2027
Esse projeto pretende promover literacia científica em crianças e adolescentes matriculados em escolas da rede pública, e criar uma motivação para o que o estudante surdo queira frequentar e permanecer na escola. Especificamente, pretende-se: - Organizar cursos de férias e atividades científicas de cunho educativo e cultural, de forma a despertar em alunos e professores das escolas públicas o interesse por uma educação interativa que visa à melhoria do aprendizado; - Oferecer aos estudantes de graduação/pós-graduação, normalmente confinados em suas ‘grades curriculares’, a oportunidade de estar imersos entre a academia e a população, adaptando para o público-alvo atividades científicas, utilizando para isso, os conhecimentos básicos que só a universidade é capaz de oferecer. Mostrar que para conhecer é preciso saber obter informação, checar a veracidade, saber processá-la e organizá-la.
-
Avenida Carlos Chagas Filho, 373, CCS - Bloco L SS 22
Cidade Universitária, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
CEP: 21941-902
Somente Externo
180

Instituições Parceiras

Instituições Parceiras Nacionais
Nome
Tipo de Parceiro
Forma de Institucionalização
E-mail
Endereço
Saude Contato
Setor Privado
Carta/declaração de parceria
suporte.saudecontato@gmail.comRua Antero Manoel de Sá Filho 191
Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
22795-250

Instituições Parceiras Internacionais
Não há instituições parceiras internacionais.

Escolas Participantes

Nome
Tipo de Escola
E-mail
Endereço
Escola Municipal Jornalista Escritor Daniel PizaMunicipalAvenida Prefeito Sá Lessa 229
Acari, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
21530-040

Caracterização de Projetos

Consistirão em dois tipos de atividades distintas: (I) cursos de curta duração (30h) baseados em atividades experimentais para professores e alunos do ensino médio; e (II) atividades práticas periódicas à serem realizadas nas escolas para alunos do ensino fundamental. Estima-se atender 15 professores/ano e 100 estudantes/ano. No curso, os experimentos serão realizados à partir de uma pergunta central e a discussão será fomentada pelos monitores. Os participantes serão divididos em grupos que definirão um experimento para responderem a uma dada pergunta. Durante a execução será utilizado o método da redescoberta científica, ou seja - observar, especular, formular hipóteses, experimentar, deduzir e chegar a conclusões. Ao final do curso, os participantes apresentarão os conhecimentos adquiridos. Enquanto que as atividades destinadas ao ensino fundamental consistirão no percurso de uma trilha pedagógica construída de maneira colaborativa com a coordenação pedagógica da escola. Essas serão planejadas para envolver disciplinas distintas que serão trabalhadas de forma conjunta permitindo ao estudante a mobilização de habilidades e saberes de forma integrada que exigem pensamento crítico e habilidades de resolução de problemas. Haverá a ênfase no trabalho em conjunto e abordagem lúdica. Parte da trilha pedagógica será realizada pela professora em sala de aula e a culminância ocorrerá com a atividade prática, de acordo com um cronograma estabelecido.
5

Equipe de Realização

Membros internos (UFRJ)
Nome
Período de Participação
LEANDRO PINTO RODRIGUES PIMENTEL
06/02/2023 -

Membros externos
Nome
Período de Participação
ANA PAULA CAVADAS
06/02/2023 -
FRANCISCO ALEXANDRINO JÚNIOR
06/02/2023 -

Estudantes Extensionistas
Nome
Período de Participação
EMILY SANTOS DE CASTRO
02/08/2024 -
GABRIELLE MARCOLINO FROZ
26/08/2024 -
MARCELA DOS SANTOS TRAJANO
10/08/2024 -
MARIANA DUARTE GONCALVES SERRADEIRA
26/08/2024 -
MILLENA MENDES DE SOUZA POUBEL
06/03/2023 -