Portal UFRJ

Em 09/05/2024 às 07:12h.

Visualização pública de requerimentos de ações de extensão

Informações da Ação de Extensão

Centro de Filosofia e Ciencias Humanas
Instituto de Filosofia e Ciencias Sociais.
Promoção dos saberes e das culturas negras - Histórias que a História não conta
Curso
Educação
Cultura
WALLACE DOS SANTOS DE MORAES
Trata-se de curso de extensão para divulgação e resgate da cultura e dos saberes negros e indígenas. A Lei n. 11.645/08 determinou que “nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da História e cultura afro-brasileira e indígena”. Objetivamos colaborar para a efetivação da supracitada Lei, compartilhando subsídios para que professores possam, juntos a seus alunos, resgatar e promover um saber afro-brasileiro e indígena, atuando para a promoção da autoestima de alunos dessas etnias. Estes professores e alunos podem tornar-se multiplicadores deste conhecimento na comunidade escolar e no local onde vivem. Promover o acesso às filosofias e às Histórias de resistência negras e indígenas é um mecanismo pedagógico de equidade para reparação dos efeitos do histórico racismo institucional que permeia nossa sociedade. Este curso é voltado prioritariamente para professores do ensino fundamental e médio de todo o Brasil, mas também está aberto para estudantes e trabalhadores interessados. Este curso é composto por dois módulos: 1) resgate e promoção das culturas de negros; 2) resgate e promoção das culturas de indígenas.
moraesws@yahoo.com.br
18/05/2021
18/07/2023
1) Resgatar e promover o ensino das filosofias negras e indígenas nas escolas e universidades, estimulando que docentes e alunos debatam suas teses; 2) Colaborar para a efetividade da Lei n. 11.645/2008 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional com vistas a incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira e indígena”. 3) Produzir e disponibilizar, através do canal no YouTube, vídeos/aulas com conteúdos audiovisuais multimídias que divulguem saberes antirracistas 4) Proporcionar debates e diálogos com professores e alunos tanto da UFRJ, da UFF, da UEFS, do IFCE quanto do Ensino Médio das escolas parceiras que visem a combater resquícios do racismo no ensino. 5) Incentivar que alunos negros e indígenas valorizem as culturas de seus antepassados e que alunos brancos a respeitem.
Endereço da página do Curso e extensão do CPDEL/UFRJ.
: https://www.youtube.com/channel/UCI6ALgmE_efoCONkrPmQ9fw
Largo São Francisco de Paula, 01
Centro, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
CEP: 20051-070
Público interno à UFRJ (estudantes, docentes e técnicos) e Externo
30

Instituições Parceiras

Instituições Parceiras Nacionais
Nome
Tipo de Parceiro
Forma de Institucionalização
E-mail
Endereço
Grupo de Pesquisa Corpo-Território, Educação e Decolonialida
Associação
Carta/declaração de parceria
eduardomiranda48@gmail.comAvenida Transnordestina 01
Novo Horizonte, Feira de Santana - Bahia
44036-900

Instituições Parceiras Internacionais
Não há instituições parceiras internacionais.

Escolas Participantes

Nome
Tipo de Escola
E-mail
Endereço
10) Colégio Pedro II (campus Engenho Novo)Federalselmons2000@gmail.comRua Barão do Bom Retiro 726
Engenho Novo, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
20715-003

Caracterização do Curso

20
À distância
Atualização
Formação Continuada de Profissionais de Educação da Rede Pública de Ensino Básico
Aula 1: Necropolítica e Necrofilía Colonialista Outrocida (NCO): significados e usos corretos e incorretos; Aula 2: História dos Quilombos no Brasil; Aula 3: Comunalismo Africano e Anarquismo; Aula 4: Racismo no Brasil e nos EUA; Aula 5: “A pauta racial no pensamento social brasileiro com ênfase para as doutrinas do Século XVIII e XIX” Aula 6: "Discutindo racismo com o ensino fundamental - A Aula, a Alegria e o Existir" Aulas 7: "Corpo-território e a desconstrução de estereótipos coloniais" Aula 8: “A mulher negra na sociedade brasileira” Uma reflexão a partir do pensamento de Lélia Gonzáles". Aula 9: “Intolerância Religiosa” Aula 10: "A filosofia dos orixás" Aulas 11: "O conceito de Quilombismo de Abdias Nascimento"

Equipe de Realização

Membros internos (UFRJ)
Nome
Período de Participação
WALLACE DOS SANTOS DE MORAES
11/05/2021 - 10/08/2021

Membros externos
Nome
Período de Participação
KAIO BRAÚNA
11/05/2021 - 10/08/2021

Estudantes Extensionistas
Nome
Período de Participação
ALESSANDRA ESTHER DE SOUSA MOREIRA
03/04/2024 -
ALICE REGINA MACIEL DE MOURA
31/07/2021 -
AMANDA DA SILVA DINIZ
28/03/2023 -
ANA CLARA DE MIRANDA ALVES
03/04/2024 -