Portal UFRJ

Em 22/11/2024 às 14:34h.

Visualização pública de requerimentos de ações de extensão

Informações da Ação de Extensão

Centro de Filosofia e Ciencias Humanas
Colégio de Aplicação
Questão da Escola: diferença, desconstrução e intersubjetividade
Projeto
Educação
Educação
CASSANDRA MARINA DA SILVEIRA PONTES DA SILVA
O Projeto Extensão “Questão da Escola: diferença, desconstrução e intersubjetividade” está vinculado ao de pesquisa do CNPq com mesmo nome, coordenado pela profª dra. Cassandra Pontes, do Colégio de Aplicação. Tem como objetivo relacionar os estudos em torno do pensamento da desconstrução, considerando obras do filósofo Jacques Derrida e de seus interlocutores, e estudos em torno da escola, acenando seus desvios, interrupções, deslocamentos e transbordamentos de limites sem limite da norma discursiva excludente que atravessa as relações intersubjetivas no cotidiano escolar. Um movimento que não se dá somente por leituras e discussões teóricas, mas também associando as temáticas da hospitalidade ética e da responsabilidade política com experiências inventivas e singulares em prática educativa. Nesse sentido, o projeto pretende promover encontros entre profissionais da educação pública escolar, como espaço para disseminação de pensamentos, emoções, ideias, contradições e construção de conhecimentos em abertura que gerem efeitos inventivos nas práticas educativas nas quais estão envolvidos. Tais encontros poderão ocorrer em formato de cursos de formação, jornadas de estudo, rodas de conversa, laboratórios de escrita hetero-auto-biográfica, laboratórios de fotografia do cotidiano escolar, laboratórios de caminhada pelo território carioca como forma de experimentar o mundo e suas afetações que mobilizam respostas na prática educativa.
cassandrapontes@ufrj.br
03/07/2023
02/07/2027
Produzir conhecimentos em abertura em torno da escola, associados às temáticas da hospitalidade ética e da responsabilidade política. Valorizar a potência inventiva de experiências em práticas educativas singulares, em diferentes escolas públicas, escapando da lógica representacional. Promover a vigilância interrogativa diante da norma discursiva em torno da escola, contemplando contradições, desvios, interrupções, brechas e aberturas que escapam ao controle normativo. Identificar deslocamentos de perspectivas pedagógicas a partir das provocações empíricas de diferentes práticas educativas. Promover reflexões teóricas a partir do compartilhamento de experiências docentes e da literatura acadêmica em educação e no pensamento da desconstrução de Jacques Derrida. Incentivar ações educativas inventivas que contribuam para práticas mais acolhedoras e dialógicas. Promover a troca de interpelações e a disseminação discursiva entre educadores de redes públicas de ensino. Valorizar diferentes experiências educativas como conteúdos que provocam reflexão, criação e conhecimentos em abertura. Oportunizar a interação entre profissionais de diferentes campos de ensino. Possibilitar formação docente continuada a professores e professoras de redes públicas de ensino e outros profissionais da área. Articular a produção do conhecimento ao protagonismo dos participantes no curso.
Instagram do Projeto: https://www.instagram.com/questaodaescola/
Canal no YouTube: https://www.youtube.com/@questaodaescola8918/featured
Rua J J Seabra, s/n
Lagoa, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
CEP: 22470-130
Público interno à UFRJ (estudantes, docentes e técnicos) e Externo
80

Instituições Parceiras

Instituições Parceiras Nacionais
Não há instituições parceiras nacionais.

Instituições Parceiras Internacionais
Não há instituições parceiras internacionais.

Escolas Participantes

Não há escolas participantes

Caracterização de Projetos

A partir das reflexões teóricas com as doações escritas e faladas de Jacques Derrida para pensar ideias de hospitalidade ética, responsabilidade política, impossibilidade, acontecimento, dimensão inventiva, aporia, precipitação e experiência da diferença, em diálogo com estudos pós-fundacionais do Currículo, pretende-se promover encontros entre docentes e outros profissionais da educação que atuam em escolas públicas. Tais encontros terão como objetivo a exposição de experiências em abertura na prática educativa, assim como pensamentos, emoções, desabafos, criações, que colaborem com o deslocamento da centralidade na fixação de normas para um movimento poético de produção inventiva no terreno indecidível, ambivalente e aporético. Seja em curso de formação continuada, em roda de conversa em torno de uma temática ao acolhimento, em laboratórios imprevisíveis de experimentação e de exposição de si ou em jornadas de estudo em torno de textos indicados, compreende-se que todo encontro é um ato hetero-auto-biográfico de escritura. Nesse sente, a metodologia das atividades privilegiará a interpelação como confronto e como convocação ética, cogitando estimular a formulação de interrogações, de relatos de si em afetação pelo outro, de respostas precipitadas e inventivas confessas da impossibilidade de resposta última.
4

Equipe de Realização

Membros internos (UFRJ)
Nome
Período de Participação
CASSANDRA MARINA DA SILVEIRA PONTES DA SILVA
22/05/2023 -
LUCIA FERNANDA DA SILVA
03/07/2023 -
MIRIAM ABDUCHE KAIUCA
14/09/2023 -
SULAMITA INACIO FREIRE
03/07/2023 -

Membros externos
Nome
Período de Participação
BONNIE AXER
03/07/2023 -
MARIA CLARA DE LIMA SANTIAGO CAMÕES
03/07/2023 -

Estudantes Extensionistas
Nome
Período de Participação
BARBARA GAROFALO DE MENEZES
19/08/2024 -
ROBSON SOGAS MOREIRA
09/05/2024 -