Portal UFRJ

Em 22/11/2024 às 15:09h.

Visualização pública de requerimentos de ações de extensão

Informações da Ação de Extensão

Centro de Filosofia e Ciencias Humanas
Instituto de Psicologia
Aprendizagem, leitura e escrita no pós-pandemia: da dificuldade à construção ativa de saberes em uma comunidade carioca.
Projeto
Educação
Direitos Humanos e Justiça
PRISCILA DO NASCIMENTO MARQUES
As dificuldades na leitura e escrita têm sido um desafio para muitas crianças e adolescentes. Dados da prova Saeb de 2021 apontam queda na proficiência em Língua Portuguesa entre os estudantes do ensino fundamental, em comparação ao ano de 2019. Dentre os estudantes em situação de vulnerabilidade social e econômica, estas dificuldades foram mais evidentes, devido à restrição no acesso ao sistema de ensino durante a pandemia da COVID-19. Estes dados colocam as competências de leitura e escrita em destaque para ações interventivas por meio da extensão universitária. Ler e escrever são atividades mediadas por habilidades linguísticas e cognitivas específicas. A eficácia neste processo pode ser ampliada por meio de intervenções voltadas para o desenvolvimento da base semântica, do processamento fonológico, e das funções executivas. Dito isto, a ação apresentada busca favorecer a participação de crianças periféricas a estratégias de suporte cognitivo que auxiliam na aprendizagem. O projeto levará esta proposta a crianças moradoras de comunidades do Rio de Janeiro, buscando articulação com a família, escola e profissionais de outras áreas. Esta ação pretende ampliar a comunicação entre comunidade e a pesquisa em Neuropsicologia da aprendizagem. Nas palavras de Paulo Freire, “aprender a ler e escrever é, antes de mais nada, aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto. Não numa manipulação mecânica de palavras, mas numa relação dinâmica que vincula linguagem e realidade”
PRISCILANASCIMENTO87@YAHOO.COM.BR
22/05/2023
21/05/2026
A ação a ser proposta tem como público-alvo estudantes com queixa de dificuldade na aprendizagem da leitura e da escrita. Considerando que o projeto busca atuação articulada com os agentes da comunidade, será prioritário o atendimento destes estudantes nos territórios ao qual pertencem. Primeiramente, o projeto irá abranger crianças e pré-adolescentes que participam de rodas de leitura na Biblioteca Comunitária Wagner Vinício, e que freqüentam a ONG Semeando Amor, ambas situadas em Rio das Pedras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O projeto de extensão irá desenvolver com o público-alvo estratégias que favoreçam a aquisição da alfabetização, a compreensão e produção textual, articulando-se com as práticas de letramento promovidas nas rodas de leitura. As intervenções serão elaboradas de acordo com o modelo holístico de reabilitação neuropsicológica, uma abordagem cognitiva centrada no sujeito e em seu contexto (WILSON, 2020). Para isto, irá propor: 1- intervenções individuais e em pequenos grupos, com ênfase no desenvolvimento do vocabulário, da consciência fonológica, da velocidade de leitura, e das funções executivas, habilidades preditoras da aprendizagem da leitura e escrita; 2 - encontros com as famílias e com a escola das crianças alvo da ação, visando construir estratégias em conjunto diante das dificuldades de aprendizagem; 3- oficina com os (as) voluntários (as) que atuam nas rodas de leitura, abordando práticas da Neuropsicologia da Aprendizagem.
Biblioteca Comunitária Wagner Vinicio: https://iser.org.br/projeto/biblioteca-comunitaria-wagner-vinicio/
ONG Projeto Social Semeando Amor: https://www.instagram.com/projetosocialsemeandoamor/
Rua Velha, s/n
Jacarepaguá, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
CEP: 22753-737
Somente Externo
180

Instituições Parceiras

Instituições Parceiras Nacionais
Nome
Tipo de Parceiro
Forma de Institucionalização
E-mail
Endereço
Projeto Social Semeando Amor
ONG ou OSCIP
Carta/declaração de parceria
projetosocialsemeandoamor@gmail.comRua Velha s/n, Rua Espada de São Jorge n 405
Jacarepaguá, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
22753-737
ISER - Instituto de Estudos da Religião
ONG ou OSCIP
Carta/declaração de parceria
iser@iser.org.brAvenida Presidente Vargas 502, 16º andar
Centro, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
20071-000

Instituições Parceiras Internacionais
Não há instituições parceiras internacionais.

Escolas Participantes

Não há escolas participantes

Caracterização de Projetos

Ação 1 – intervenções individuais: Será realizada com crianças em suspeita de transtorno do neurodesenvolvimento ou outra condição que interfira a aprendizagem. Inicialmente, será feita entrevista com as famílias das crianças encaminhadas, com seus professores, e uma avaliação do desenvolvimento cognitivo por meio de testes, tarefas e da observação clínica. A partir destas informações, será elaborado um plano de estimulação centrado na criança. Os resultados serão descritos em um relatório a ser compartilhado com a família e com a escola, a fim de propor estratégias pedagógicas. As sessões terão duração média de 45 minutos, e serão realizadas pelos (as) extensionista (s), em frequência semanal. Ação 2 – intervenção em grupos: Estimulação cognitiva em grupos de até 10 crianças com queixa de dificuldade de aprendizagem ou não, em idades entre 6 a 12 anos. Objetivo: proporcionar oportunidade para o desenvolvimento da organização do comportamento, do planejamento de tarefas e da resolução de problemas do dia-a-dia, em diversas situações em contextos. Serão realizados encontros de 1 a 2 vezes por semana, com previsão de duração de 1 hora e 30 minutos cada. Ação 3 – oficina com voluntárias: Será proposta inicialmente uma roda de conversa como prática metodológica para aproximação entre os saberes da(s) voluntária (s) e os conceitos da Neuropsicologia da Aprendizagem, com foco em produzir conhecimento sobre as rodas de leitura.
2

Equipe de Realização

Membros internos (UFRJ)
Nome
Período de Participação
JAIRTON CARLOS ALVES DA SILVA
22/05/2023 - 23/12/2024
NATHALIA ALVES BESSA
22/05/2023 - 23/12/2024
ROSINDA MARTINS OLIVEIRA
01/06/2023 - 01/06/2026

Membros externos
Nome
Período de Participação
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA WAGNER VINÍCIO - REDE CONEXÃO LEITURA
01/08/2023 - 01/08/2025
EDUARDA CRUZ DE ALMEIDA PEREIRA
08/08/2023 - 08/08/2025
PROJETO SOCIAL SEMEANDO AMOR
22/05/2023 - 30/05/2025
SIMONE DE PAULA ARAÚJO
22/05/2023 - 29/05/2026

Estudantes Extensionistas
Nome
Período de Participação
CAMILA SILVA GOMES DE JESUS
29/08/2023 -
GABRIELLE TERTULINO DE FIGUEIREDO
07/08/2023 -
GIOVANNA BORBA JORDAO
15/08/2023 -
MARIA HELOIZA SILVA TOMAIZ
11/08/2023 -