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Em 30/08/2025 às 14:58h.

Visualização pública de requerimentos de ações de extensão

Informações da Ação de Extensão

Centro de Filosofia e Ciencias Humanas
Colégio de Aplicação
CAp Popular (PreparaNem)
Projeto
Educação
Educação
CELIA PATRICIA SAMPAIO BANDEIRA
Esse projeto tem como objetivo contribuir para a inclusão e reconhecimento de sujeitos LGBTQI, negros e pardos, moradores de favelas e classe trabalhadora no espaço escolar e universitário. Atualmente, estamos em processo de modificação de nome para 'Curso Preparatório Popular' - CAp Popular, cujo norte é e ampliação das possibilidades de conclusão dos Ensinos Fundamental e Médio e de ingresso na universidade para sujeitos que têm sido excluídos e/ou invisibilizados dos processos educacionais. A estratégia adotada é o oferecimento de aulas desenhadas para atender as especificidades do público-alvo em relação à realidade sócio-cultural e necessidades educacionais.
cappopular@gmail.com
09/03/2020
30/12/2022
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (I) Promover a criação do preparatório “CAp Popular” (Curso Preparatório Popular) a fim de consolidar as redes políticas de inclusão e de reconhecimento em educação; (II) Promover a articulação com instituições parceiras para produzir conhecimentos que possam subsidiar a elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas referentes ao público alvo; Atualmente, focamos na Associação de Pais, Alunos e Amigos do Colégio de Aplicação da UFRJ (APACAp). (III) Desenvolver estratégias de interlocução e articulações com organizações não-governamentais e movimentos sociais que atendam sujeitos LGBTQI, negros e pardos e moradores de favelas; (IV) Promover atividades, debates, palestras e oficinas que visibilize a produção teórica e acadêmica das identidades trans e/ou sobre gênero, sexualidade, raça, inclusão, reconhecimento, saúde e educação; (V) Integrar a construção do preparatório popular à formação inicial de professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro por meio de creditação nos cursos ou estágios; (VI) Ampliar a atuação do Colégio de Aplicação da UFRJ nos debates de gênero, sexualidade e raça nas políticas de reconhecimento das minorias sociais; (VII) Subsidiar processos de formação de profissionais, especialmente, professores e cidadãos capazes de lidar de forma respeitosa e competente com a população LGBTQI, negros e pobres e moradores de favelas;
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Rua J J Seabra, s/n
Lagoa, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
CEP: 22470-130
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60

Instituições Parceiras

Instituições Parceiras Nacionais
Nome
Tipo de Parceiro
Forma de Institucionalização
E-mail
Endereço
APACAP
Associação
Carta/declaração de parceria
Rua J J Seabra s/n
Lagoa, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
22470-130

Instituições Parceiras Internacionais
Não há instituições parceiras internacionais.

Escolas Participantes

Não há escolas participantes

Caracterização de Projetos

A metodologia de trabalho adotada nesse projeto se insere de forma rigorosa na Política Nacional de Extensão seguindo as seguintes diretrizes: interação dialógica, interdisciplinaridade, interprofissionalidade, indissociabilidade ensino – pesquisa – extensão, impacto na formação do estudante, impacto na transformação social. Afinado com a metodologia de trabalho colaborativo, o Colégio de Aplicação se alicerça sobre o ideário de uma educação básica pública, gratuita e de qualidade. A garantia desses pressupostos se traduz na dinâmica de acesso dos alunos à escola, que ocorre por meio de sorteio universal em todo o ensino fundamental e por combinação de prova e sorteio no ensino médio, na heterogeneidade e qualificação do corpo docente e na estrutura organizacional dos setores curriculares da escola. Mesmo ainda dividindo o trabalho pedagógico, a representação docente e a estrutura organizacional em disciplinas, há a presença constante da colaboração entre professores de diferentes áreas do conhecimento na organização de atividades interdisciplinares voltadas ao ensino e em eventos e projetos de pesquisa e extensão. A partir desses pressupostos, o projeto adota uma metodologia de trabalho colaborativo que fundamenta a construção coletiva nas relações intra e interinstitucionais, bem como no processo ensino-aprendizagem no cotidiano da sala de aula.
3

Equipe de Realização

Membros internos (UFRJ)
Nome
Período de Participação
ADRIANA BARBOSA SOARES
05/07/2021 -
CELIA PATRICIA SAMPAIO BANDEIRA
01/07/2020 -
CLEBER DIAS DA COSTA NETO
07/07/2021 -
CRISTIANE MADANELO DE OLIVEIRA
01/02/2019 -
ELISANGELA BERNARDES DO NASCIMENTO
01/02/2018 -
MARCELO DA SILVA BUENO
01/02/2019 -
RAQUEL SOUZA DE OLIVEIRA
01/02/2018 -
SARAH ALMEIDA DE OLIVEIRA
05/07/2021 -
VICTOR AUGUSTO GIRALDO
31/01/2018 -
WANDERLEY PAULO GONCALVES JUNIOR
05/07/2021 -

Membros externos
Nome
Período de Participação
FELIPE DOS SANTOS RIBEIRO
10/03/2022 -
LORENA CARDOSO
04/04/2022 -
TATIA LOURENÇO VIANA
14/03/2022 -

Estudantes Extensionistas
Nome
Período de Participação
ANA BEATRIZ ABREU SILVA
11/07/2022 -
MARIANA SANTIAGO DA SILVA
01/11/2021 -
Naiara Carla dos Santos Manhães
22/02/2022 -
STEPHANNY CRISTINNY MARIANO DE LIRA
01/11/2021 -