Portal UFRJ

Em 04/04/2025 às 04:11h.

Visualização pública de requerimentos de ações de extensão

Informações da Ação de Extensão

Centro de Ciencias Matematicas e da Natureza
Instituto de Geociencias
Baía Viva: Vila Residencial
Projeto
Meio ambiente
Educação
LUIZ PAULO DE FREITAS ASSAD
O projeto tem como foco o desenvolvimento e a implementação de uma plataforma educativa digital operacional para o fornecimento de informações ambientais, sociais e econômicas na região da Baía de Guanabara e seu entorno, como suporte a ações de sustentabilidade da Vila Residencial da UFRJ. Além da divulgação de tais informações a plataforma digital também envolve atividades de extensão e de capacitação técnica e acadêmica em diferentes áreas de pesquisa. Tais atividades permitem o contínuo funcionamento, desenvolvimento e otimização da plataforma envolvendo profissionais e alunos de diferentes segmentos educacionais e, principalmente, estudantes residentes na Vila Residencial e demais moradores do local. O projeto tem como base física o Departamento de Meteorologia do IGEO e o Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (LAMCE), vinculado a COPPE/CIVIL, localizado no Parque Tecnológico da UFRJ. O projeto conta com a parceria de outros laboratórios e instituições de ensino e pesquisa e representa esforço pioneiro associado às iniciativas regionais de instituição internacional de pesquisa conhecida como Atlantic International Research Centre (www.aircentre.org).
luizpauloassad@gmail.com
02/03/2020
20/05/2026
Implementação de uma plataforma digital integrada de observação e monitoramento para a região da Baía de Guanabara baseada em Internet das Coisas e na aplicação de técnicas de modelagem computacional oceânica e atmosférica, aquisição de dados adquiridos em tempo real e visualização científica. A plataforma será utilizada de forma contínua e sistemática em programas de estímulo ao uso dos dados abertos em educação, negócios, saúde, produção de alimentos e engajamento cidadão. Podem-se destacar os seguintes objetivos específicos: Desenvolvimento de atividades de formação e capacitação de recursos humanos em áreas ambientais (oceanografia, meteorologia), envolvendo estudantes do ensino superior e da pós graduação residentes na Vila Residencial; Capacitar os alunos da rede de ensino básico, moradores da Vila Residencial, para atuarem como multiplicadores do conhecimento adquirido no cotidiano de suas comunidades; Contribuir para a criação e adequação de espaços físicos e virtuais de popularização da ciência na Vila Residencial e sua relação com a saúde, pesca e atividades náuticas. Criar e propiciar espaços para a socialização e divulgação de resultados dos trabalhos feitos pelos estudantes e moradores da Vila; Desenhar programas de estímulo ao uso dos dados abertos gerados pelo projeto, com ênfase nas comunidades marítimas do entorna da BG; Criar materiais didáticos usando conhecimentos de matemática, física, química, biologia e geociências, que possam ser usados em cu
Site do projeto Baía Viva: www.baiadigital.com
Avenida Athos da Silveira Ramos, S/N
Cidade Universitária, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
CEP: 21941-916
Público interno à UFRJ (estudantes, docentes e técnicos) e Externo
0

Instituições Parceiras

Instituições Parceiras Nacionais
Não há instituições parceiras nacionais.

Instituições Parceiras Internacionais
Nome
Tipo de Parceiro
Forma de Institucionalização
E-mail
Endereço
Atlantic International Research Centre
Divulgação Internacional do projeto
Carta/declaração de parceria
jose.moutinho@aircentre.orgEstrada das Laranjeiras 197, 1500-423 Lisboa, Portugal
, -

Escolas Participantes

Não há escolas participantes

Caracterização de Projetos

A metodologia do projeto proposto é alicerçada em 3 áreas de pesquisa, a saber: Modelagem Ambiental, Aquisição de dados e Capacitação e Educação. Aquisição de dados: Plataformas remotas (satélites) e locais de coletas de dados serão utilizadas de forma a monitorar em tempo real as condições marinhas e atmosféricas da região da Baía de Guanabara e seu entorno. Além disso, dados de outras naturezas como sociais, econômicos e de saúde serão armazenados, disponibilizados e futuramente utilizados para o monitoramento integrado da região de estudo sobre tais aspectos. Modelagem Ambiental: Modelos regionais atmosféricos e oceânicos serão utilizados de forma a representar temporalmente e espacialmente a dinâmica marinha e atmosférica da região da Baía de Guanabara. Os modelos serão executados de forma operacional assegurando prognósticos para condições oceanográficas e meteorológicas para a região de interesse. Capacitação e Educação: A plataforma observacional proposta será desenvolvida e aprimorada a partir da interação entre profissionais de diferentes áreas da ciência e alunos de diferentes níveis educacionais. Tal interação será realizada a partir do uso plataforma para a produção de conhecimento investindo na capacitação técnica e científica de pesquisadores. Além disso, atividades de extensão envolvendo alunos do segmento escolar serão planejadas com intuito de promover a cultura científica a partir do conhecimento da Baia de Guanabara.
2

Equipe de Realização

Membros internos (UFRJ)
Nome
Período de Participação
ADRIANO DE OLIVEIRA VASCONCELOS
13/04/2021 -
Amanda Lacerda Reis
01/07/2021 -
CARINA STEFONI BÖCK
13/04/2021 -
CORBINIANO SILVA
13/04/2021 -
IAN CUNHA D'AMATO VIANA DRAGAUD
13/04/2021 -
LÍVIA MARIA BARBOSA SANCHO ÁLVARES MENDONÇA CABRAL
13/04/2021 -
LUIZ CLAUDIO GOMES PIMENTEL
13/04/2021 -
LUIZ LANDAU
13/04/2021 -
MAURO CIRANO
13/04/2021 -
RAQUEL TOSTE FERREIRA DOS SANTOS
13/04/2021 -

Membros externos
Nome
Período de Participação
ALEXANDRE MACEDO FERNANDES
13/04/2021 -
LUIZA CARVALHO FERREIRA
15/06/2023 -
MAURICIO SOARES DA SILVA
13/04/2021 -
NILTON OLIVEIRA MORAES
13/04/2021 -
THIAGO MARQUES
13/04/2021 -

Estudantes Extensionistas
Não há estudantes extensionistas.