Portal UFRJ

Em 22/11/2024 às 14:47h.

Visualização pública de requerimentos de ações de extensão

Informações da Ação de Extensão

Centro de Filosofia e Ciencias Humanas
Escola de Comunicação
FÓRUM ÀWÚRE - CULTURA AFRO-BRASILEIRA E SABERES TRADICIONAIS DE TERREIROS
Evento
Cultura
Comunicação
CRISTIANO HENRIQUE RIBEIRO DOS SANTOS
A palavra Àwúre é um vocábulo da Língua Yorubá, preservado no Brasil pelos descendentes escravizados dessa etnia, significa bênçãos, votos de sorte. Por este motivo foi o nome escolhido para designar um grupo de sacerdotes e pessoas iniciadas no Candomblé do Rio de Janeiro e outros estados brasileiros, com o propósito de troca qualificada de conhecimentos, intercâmbio cultural e religioso, além de preservar as tradições das casas de culto fundadas por africanos e descendentes. O Fórum Awure é um encontro realizado desde 2016, sob a organização da Ialorixá Mara de Iemanjá e do professor Cristiano Henrique Ribeiro dos Santos (ECO / UFRJ), com o apoio e participação do LECC – Laboratório de Estudos da Comunicação Comunitária (LECC-CNPq / ECO UFRJ), nas dependências do campus da Praia Vermelha. Em tais encontros a comunidade religiosa e lideranças de terreiro, ativistas em prol da laicidade e da liberdade religiosa, iniciados, estudiosos da cultura afro etc, trazem para dentro da universidade pública as suas questões, reflexões, saberes ancestrais. A cada semestre, ocorre uma edição do Fórum no qual se elege um tema, em torno do qual palestrantes convidados compartilham seus saberes tradicionais oriundos do chão do terreiro, assim como outros tantos os frutos de suas pesquisas acadêmicas. Trata-se de um diálogo terreiro-academia. A 8ª edição terá como tema “O Candomblé, Cultura e Democracia: Ressignificações dos papéis políticos dos terreiros pós-pandemia”.
cristiano.henrique@eco.ufrj.br
02/01/2023
31/01/2028
-Possibilitar espaço de reflexão e diálogo entre a comunidade religiosa afro-brasileira e a academia, com o objetivo de circular os saberes de terreiro dentro da universidade; -Combater a intolerância, o racismo religioso e a violência contra os povos de matriz africana através do diálogo e do fortalecimento das comunidades-terreiro pela disseminação de suas próprias experiências e ações no contexto de uma sociedade historicamente excludente em relação à religiosidade tradicional das populações pretas; -Disseminar a cultura dos povos de matriz africana nas suas expressões culturais, filosóficas, antropológicas e comunicacionais, tendo em vista a valorização das formas diversas de pensamento, visões de mundo e sistemas de relacionamento com a natureza, com o outro, com a comunidade e com a sociedade abrangente; -Possibilitar à comunidade acadêmica da UFRJ, abrangendo técnicos-administrativos, discentes e docentes, espaço de contato, aprendizagem e troca com a intelectualidade de terreiro, suas questões e problemas, com vistas a uma interpenetração urgente e necessária para construções conjuntas com a universidade; -Abrir perspectivas, especialmente ao corpo discente, de letramento racial e religioso com vistas a um processo importante de transmissão de repertórios que possibilitem a elaboração de narrativas midiáticas que respeitem e visibilizem de forma adequada e coerente o patrimônio cultural e simbólico do Candomblé e das demais manifestações afro religiosas.
-
Avenida Pasteur, 250 , Fundos (Sala 124)
Botafogo, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
CEP: 22290-240
Público interno à UFRJ (estudantes, docentes e técnicos) e Externo
120

Instituições Parceiras

Instituições Parceiras Nacionais
Nome
Tipo de Parceiro
Forma de Institucionalização
E-mail
Endereço
Egbe Omo Eja
Terreiro de Candomblé
-
mendesmrs@gmail.comRua Lisses Melgaço 1382, Casa
Parque Anchieta, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
21635-270

Instituições Parceiras Internacionais
Não há instituições parceiras internacionais.

Escolas Participantes

Não há escolas participantes

Caracterização de Eventos

1
100
8
A 8ª edição do Fórum Àwúre no 2º semestre de 2022 terá como tema “O Candomblé, Cultura e Democracia: Ressignificações dos papéis político-culturais dos terreiros pós-pandemia”. O Fórum Àwúre é um encontro de caráter cultural, intelectual e artístico com a comunidade religiosa afro brasileira e lideranças de terreiro, ativistas em prol da laicidade e da liberdade religiosa, iniciados, estudiosos da cultura afro etc, que trazem para dentro da universidade pública as suas questões, reflexões, saberes ancestrais. A proposta dessa edição do Fórum é trabalhar o papel das comunidades terreiro como lugares de cultura e resistência no contexto da pandemia da Covid-19, assunto em torno do qual palestrantes convidados compartilharão suas experiências no campo da cultura com ou sem fomento público, saúde e assistência social; além de seus saberes tradicionais oriundos do chão do terreiro, assim como outros tantos os frutos de suas pesquisas acadêmicas. Trata-se de um diálogo terreiro-academia.

Equipe de Realização

Membros internos (UFRJ)
Nome
Período de Participação
CRISTIANO HENRIQUE RIBEIRO DOS SANTOS
02/01/2023 - 31/01/2028

Membros externos
Nome
Período de Participação
MARA REGINA AMANCIO DA SILVA
04/04/2016 - 30/09/2030

Estudantes Extensionistas
Não há estudantes extensionistas.