Portal UFRJ

Em 22/11/2024 às 14:28h.

Visualização pública de requerimentos de ações de extensão

Informações da Ação de Extensão

Centro de Filosofia e Ciencias Humanas
Faculdade de Educação
Alfabetização de Jovens e Adultos de Espaços Populares
Projeto
Educação
Educação
ANA PAULA DE ABREU COSTA DE MOURA
O Projeto está vinculado ao Programa Integrado da UFRJ para Educação de Jovens e Adultos, que foi criado, no ano de 2004,envolvendo diferentes unidades acadêmicas e a Pró-reitoria de Extensão. Sua criação veio atender à solicitação de representantes de moradores do Bairro Maré, que de posse do Censo Maré 2000, apresentavam um alto índice de analfabetismo entre a população. Com base nas aulas de alfabetização que acontecem em diferentes espaços - associação de moradores, ong, igrejas - em parceria com entidades locais, as ações tem como referencial teórico-metodológico a Filosofia Educacional de Paulo Freire e os pressupostos da Educação Popular. No momento, as atividades ocorrem remotamente
ufrj.eja@gmail.com
11/02/2019
30/12/2030
As ações tem como objetivo contribuir para a formação docente e a educação continuada, além de construção de novas metodologias e materiais didáticos para a alfabetização
-
Praça Jorge Machado Moreira, s/nº
Cidade Universitária, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
CEP: 21941-592
-
180

Instituições Parceiras

Instituições Parceiras Nacionais
Nome
Tipo de Parceiro
Forma de Institucionalização
E-mail
Endereço
REdes de Desenvolvimento da Maré
ONG ou OSCIP
Carta/declaração de parceria
eliana@redesmare.org.brRua Sargento Silva Nunes 1012
Ramos, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
21044-242
Igreja Presbiteriana do Jardim Guanabara
Grupo Comunitário
Carta/declaração de parceria
Estrada da Bica 450
Cacuia, Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
21931-070

Instituições Parceiras Internacionais
Não há instituições parceiras internacionais.

Escolas Participantes

Não há escolas participantes

Caracterização de Projetos

O Programa implementa uma abordagem interdisciplinar com contribuições de diferentes áreas do conhecimento, na qual o saber construído pelos sujeitos da EJA é o princípio fundamental do trabalho e se constitui como ponto base para a construção do processo educativo, de modo a que os sujeitos se vejam como partícipes das ações e não meros receptores. Além disto, esta perspectiva contribui para que os espaços de interação social sejam ampliados. No que diz respeito às ações alfabetizadoras, as aulas acontecem em diferentes espaços das comunidades do entorno da Cidade Universitária, de segunda à quinta, tendo duas horas de duração. Os conteúdos a serem trabalhados são organizados a partir de unidades temáticas, cujo tema gerador é estabelecido com cada turma a partir de suas especificidades. Através de análises da estrutura do sistema de representação da Língua Portuguesa, são estimuladas produções originais dos alunos, propiciando a vivência da leitura e da escrita como forma importante de comunicação entre os homens. A utilização de diferentes suportes textuais torna-se, portanto, estratégia fundamental, propiciando ao aluno o contato com diversos tipos de textos e a construção de uma leitura crítica do seu meio social.
6

Equipe de Realização

Membros internos (UFRJ)
Nome
Período de Participação
ANA PAULA DE ABREU COSTA DE MOURA
01/03/2004 -
BEATRIZ DE LIMA PEQUENO
19/03/2018 -
ISABELLY DA SILVA GOMES
11/03/2019 -
MARISA BEATRIZ BEZERRA LEAL
18/02/2019 -
MARTA CRISTINA GEMINIANO DE CAMARGO SILVA
17/02/2020 -

Membros externos
Nome
Período de Participação
JACQUELINE CARDOSO FERREIRA
14/03/2011 -

Estudantes Extensionistas
Não há estudantes extensionistas.